O PRESÉPIO SUÍÇO

          Ao ver a encantadora cidade de Berna, Capital da Suíça, do Rosegarten (Jardim das Rosas, um jardim no alto de um morro com uma vista espetacular da cidade) só uma palavra veio ao meu pensamento: Presépio! A cidade com suas casas no estilo normando, igrejinhas pontiagudas e ruas estreitas lembra muito um presépio. Estacionei o carro no Rosegarten e desci o morro a pé (na cidade é muito difícil estacionar), logo na entrada da cidade encontrei o cento de apoio aos turistas com balcão de informações, pequenas lojas e banheiros amplos, limpos e, melhor ainda, gratúitos!

          Ao sair do centro, atravessei a ponte Nydegg e entrei na cidade, cuja principal característica são os arcos, os prédios possuem uma área com arcos em seu andar térreo que é por onde passam as pessoas, pois quase não existem calçadas. Nestes arcos encontramos bares, restaurantes, lojas e galerias de arte, além de cafés e outras lojinhas. No final do primeiro quarteirão me deparei com a torre Zytglogge com seu famoso relógio astrológico. Os turistas (inclusive eu) ficam em pé por longos minutos admirando o relógio, a cada hora o "cavaleiro de ouro" sai e martela o sino.

          Ao ultrapassar a Torre Zytglogge virei à esquerda para admirar o urso de berna (símbolo da cidade), sobre a barragem do Rio Aare, e o Museu Histórico de Berna, do outro lado do Rio. Uma das coisas que me tocam nas paisagens européias são os pequenos barcos atracados em cada casa, o morador mora em uma Capital, com todo o conforto e modernidade, mas pode pegar seu barco e sair navegando para pescar ou passear, como se estivesse a centenas de quilômetros da cidade mais próxima, porque as áreas de mata encontram-se muito próximas.

          Depois voltei à Avenida Marktgasse (principal avenida de Berna), segui mais alguns quarteirões e virei à esquerda para visitar o magnífico prédio do Bundeshaus (algo como Casa do Estado), que abriga o Parlamento Suíço, um prédio construído em 1902 e que abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. Após passar o dia visitando Berna e suas principais atrações, voltei para o Rosegarten, de onde passei longos minutos observando cada detalhe da cidade, depois peguei o carro e saí de Berna, eu deveria ter passado pelo menos dois dias lá...

Lupércio Mundim


Webdesigner
Poetic Soul Counters
Topsites