A CAPITAL DA EUROPA

          Londres é a segunda cidade, depois de Nova York, em importância no mundo, importância econômica, política e turística, entre outras. Londres apresenta uma lista de atrações de fazer inveja, especialmente os museus, como o Museu Britânico, que apresenta um maravilhoso e, até, insuperável acervo sobre a história da humanidade. Trata-se de um enorme conjunto de edifícios, alguns com sete andares, onde são apresentadas obras incríveis como o Livro dos Mortos do Antigo Egito, A Pedra de Rosetta (que permitiu a tradução dos hieroglifos, escrita egípcia antiga), a Pedra Olduval, uma ferramenta com dois milhões de anos, encontrada na Tanzânia, entre outras.

          Chega a ser inacreditável que a entrada em um museu tão fantástico como o Museu Britânico seja gratúita, mas esta é a verdade, pode-se entrar e sair livremente de lá, o que não ocorre em outros museus como o Museu do Louvre, em Paris, que está cobrando cerca de trinta reais por pessoa por dia, mas esta entrada não dá acesso a dois salões de exposições especiais, o Salão Napoleão e à Exposição Eugène-Delacroix. Ocorre que, dependendo da idade e dos interesses da pessoa, não se consegue visitar todo o imenso Museu do Louvre em apenas um dia.

          Londres possui um sem-número de atrações famosas e muito interessantes, eu destaco, além do Museu Britânico, o Zoológico (um dos maiores do mundo), o Observatório Real de Greenwich (que é cercado por um enorme parque, onde se encontra o excelente Museu da Marinha), o Museu Imperial de Guerra e o Museu Winston Churchill (para quem se interessa pelo assunto), o Parlamento Britânico e a Abadia de Westminster, a Torre de Londres, a Ponte da Torre ou Ponte de Londres e muitos outros. Mas não deixe de conhecer pelo menos um parque de Londres como o Regent Park (onde se encontra o Jardim da Rainha Maria), são enormes e muito bem cuidados com flores em profusão e pequenos animais, como esquilos, que não temem se aproximar dos visitantes, mas correm muito se ameaçados.

          Confesso que não consegui percorrer todos os parques da Capital da Europa, senti-me cansado especialmente no enorme Victoria Park, parei varias vezes para descansar em seus bancos limpos à sombra de enormes árvores, mas acabei desistindo de percorrê-lo todo e tomei um ônibus de volta para a casa do meu filho, que na época residia em Londres e me hospedou. Mas o ideal é percorrer cada um dos parques, porque cada um é diferente dos outros, quando eu pensei que conhecia todos os parques de Londres, entrei no Saint James Park, próximo ao Parlamento Britânico, e me maravilhei com os canteiros de flores multicoloridas e o romântico coreto, onde uma banda de música tocava composições clássicas e populares para algumas dezenas de afortunados habitantes e turistas.

          Algumas atrações são dispensáveis, não achei que minha visita ao Museu de Cêra de Madame Tussauds tenha sido importante, apesar da perfeição das esculturas de cêra, não acrescenta muito em termos culturais ou de lazer. Se você não é artista, ou profundo admirador de arte moderna, também não vai considerar essencial uma visita ao Museu de Arte Moderna de Londres. O que quero dizer é que Londres apresenta tantas atrações que precisamos escolher cuidadosamente as que vamos visitar para evitar desapontamentos ou perda de nosso precioso tempo. De qualquer forma, uma visita a Londres nunca é decepcionante, o resultado final será sempre positivo.

Webdesigner
Poetic Soul Counters
Topsites