A VENEZA DO NORTE

          A cidade de Brugges, no norte da Bélgica, é uma linda cidade medieval cercada de canais, motivo pelo qual recebeu o nome de "Veneza do Norte". Entrei na cidade através da Avenida Hoefijzerlaan e me deparei cum uma linda praça, decorada com esculturas e fontes, ali perto (um quarteirão) encontrava-se o nosso hotel, quase em frente à magnífica catedral da cidade, dotada de uma torre altíssima. Deixei as malas no hotel e entrei na catedral, em seu interior um senhor tocava um órgão enorme, cujo som ressoava pelos quatro cantos da igreja, um espetáculo!

          Em seguida saí caminhando, seguindo um mapa que consegui no escritório de turismo local, subi a Zuidzanstraat e cheguei na Markt, uma grande praça rodeada de cafés e lojinhas e pelos magníficos prédios da Prefeitura e do Belfort, uma espécie de castelo com uma torre enorme onde encontra-se um museu e onde realizam-se exposições. O nome desta praça é Markt porque nesta praça, que é o centro medieval da cidade, aberta apenas para pedestres, funcionava o mercado da cidade. Vá até o fundo da praça para poder fotografar o prédio Belfort e sua imensa torre.

          Saí da Praça Markt e segui pela Breidelstraat até uma pracinha muito próxima, onde viramos à direita para tomar a Steenhouwersdjuk, atravessei uma pequena ponte sobre o canal e virei à direita para tomar um barco para fazer um passeio imperdível pelos canais de Brugges. Tudo muito lindo e pitoresco como o cachorro que nos observa de uma janela medieval e os casais de cisnes brancos que procuram fugir do barulho do barco a motor. Ir a Brugges e não fazer este passeio é a mesma coisa que ir a Veneza e não fazer um passeio de gôndola, um pecado!

          Após o passeio de barco saí caminhando pela cidade, que é encantadora, devo ter tirado umas mil fotos de seus prédios característicos, de seus canais e atrações, depois voltei à noite e refiz a caminhada, a cidade é toda iluminada e seus canais e prédios ganham outras cores, outra magia. Mesmo sem dispor de tripé, não perdi uma única foto que tirei à noite, graças ao excelente sistema de iluminação, presente em cada prédio ou monumento.

Lupércio Mundim


Webdesigner
Poetic Soul Counters
Topsites